A pequena e simpática luminária da Pixar, chamada de Luxo Lamp Jr. surgiu no primeiro curta produzido pelo Estúdio de Animação Pixar em 1986 (!!), que estava se firmando como uma produtora de vídeo independente. O curta animado tem duração de 2 minutos e 12 segundos, mas demorou muito mais tempo para ser produzido.
O curta fez um tremendo sucesso na época, não só porque era uma objeto inanimado que têm atitudes humanas (o que se tornou a receita do sucesso da Pixar depois de um tempo) mas também pela habilidade dos profissionais da pequena produtora em demonstrar o uso de shadows maps para simular a troca de luz e sombra que o objeto faz.
John Lasseter e o Ed Catmull (os mestre da animação digital) trabalharam dias e noites para que o curte ficasse pronto para o SIGGRAPH (Special Interest Group on GRAPHics and Interactive Techniques). Contam as fofocas que John levava um saco de dormir para dormir embaixo da sua mesa para não perder nenhum segundo no dia seguinte para continuar a fazer o projeto.
O filme conseguiu ser terminado a tempo, e na hora da exbição, antes mesmo do filme acabar, a platéia já estava aplaudindo de pé! O filme fez tanto sucesso que a Pixar resolveu adotar o Luxo Lamp Jr. como o mascote oficial da empresa.
No mesmo ano, o curta foi o primeira animação indicada ao prêmio da academia como melhor curta de animação.
Desde então o Luxo Lamp Jr. aparece em todos os filmes da PIXAR escondido com algum elemento do cenário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário