sexta-feira, 15 de julho de 2011

Pequenas empresas: marketing sim, desde o começo

Tenho acompanhando o surgimento de uma nova empresa na cidade faz uns meses. Pouco a pouco o empreendimento toma forma. Os fornecedores já estão sendo organizados e o mercado é avaliado constantemente. Apesar de achar que a velocidade poderia ser maior, é bom saber que as coisas não estão paradas. Melhor ainda é ver que os gestores têm plena consciência de que uma coisa não pode faltar na empresa: marketing.

Já falei aqui que toda e qualquer empresa, independente do tamanho, precisa utilizar-se do marketing para promover seus produtos e serviços e ter a melhor relação possível com a clientela e o mercado em geral. Porém, não basta apenas reconhecer que ações de marketing são importantes, mas também que ele deve estar presente nas atividades da empresa desde o começo dela.

Concentrar-se em oferecer produtos e serviços com preços muito baixos para introduzir-se no mercado é pensamento comum quando da inauguração de pequenas empresas. Mas capitalizar-se também é uma necessidade de quem começa uma empresa, além do que as grandes empresas concorrentes podem ter poder suficiente para competir pelo baixo preço, compensando em outros quesitos e anulando a estratégia mal feita. Nesses casos, brigar no “preço x preço” não é o mais sensato.

Com o bom uso do marketing, as pequenas empresas conseguem ver alternativas e traçar o caminho mais adequado para conseguir se inserir no mercado, ganhar terreno, conquistar sua fatia e manter-se em busca do sucesso tão almejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário