quarta-feira, 25 de julho de 2012

As fontes mais usadas por Designers Gráficos

20100730195939Sem sombra de dúvida a primeira é a Helvética, é a mais utilizada pelos profissionais ( e também pelos fake-designers). Muitos acreditam que ela é muito bem espaçada. Alguém disse que “Você não pode confiar na Helvética para ilustrar aa sua mensagem, ela não é perfeita para todos, tem sua ocasião”.

Um pouco de história sobre a segunda fonte. É uma velho estilo serifa tipográfico desenhado em 1989 por Carol Twombly para a Adobe. O projeto da Trajano é baseado na inscrição na base da Coluna de Trajano, a a partir da qual a fonte leva o seu nome.

Embora existam muitas versões sobe a terceira fonte, a Garamond, a versão mais usada hoje é a Adobe Garamond. É uma fonte indicada para revistas livros, sites e textos longos. Recentemente foi nomeada a segunda melhor fonte (após Helvética) por uma publicação alemã.

Futura, a quarta fonte mais usada, é uma fonte que surge muitas vezes em grandes ecrãs, logotipos, grafismos e em pequenos livros. Ela é baseada em formas geométricas (quase perfeita, círculo, triângulo e quadrado), e se tornou representante do estilo de design de Bauhaus entre 1919 e 1933. Futura tem uma aparência de eficiência e presteza, embora alguns odeiem a fonte.

A quinta fonte é a Bodoni, é uma fonte para manchetes, textos decorativos e logotipos. Tem uma estrutura articulada com o estreito e com o plano, sem serifa. A face tem o extremo contraste entre as linhas grossas e finas. Tem uma construção geométrica global, o que a torna uma fonte com um olhar estético bom.

Utilizada principalmente para ocasiões formais, a sexta é a Bickham Script Pro, que é uma fonte que faz bem o trabalho. Cameron Moll a recomendou em seu artigo “Typefaces no one will get fired for using” (Tipográficos, ninguém vai ser dspedido por usar). Os fake-designers normalmente usam a Vivaldi, que é uma das mais odiadas fontes, sua outra alternativa é a ótima Sloop.

A sétima é a fonte Frutiger, ela não é nem estritamente geométrica nem humanista na construção, asformas são concebidas de modo que cada letra seja rápida e facilmente reconhecida. Essa distinção faz com que seja bom para sinalização e visualização de um trabalho, e muitas vezes ela é utilizada na web. A sua família possui uma completa cordialidade e sutileza que nos últimos anos tornou-a popular para os textos de menor dimensão de corpo em revistas e folhetos.

Que outras fontes poderia ser adicionada a lista?

desconstruir uma ideia

Nenhum comentário:

Postar um comentário