Nesta Máteria vamos ver como podemos protejer nossos trabalhos, após feito, somente você terá propriedade sobre a marca, ou mesmo seu cliente, isto vale para todo trabalho de design, sempre ao efetuar um grande trabalho, pense e o proteja.
O direito de usar a marca registrada dos produtos e / ou serviços por eles designados na aplicação;
O direito de autorizar terceiros a utilizar essa marca sobre esses bens e / ou serviços;
O direito de tomar medidas contra pessoas que se julgar violador desses direitos
Leia mais:
O que é uma marca?
A marca é qualquer “sinal” de que uma pessoa ou empresas usa para distinguir seus produtos ou serviços dos vendidos por outras pessoas, um “emblema de origem” se quiserem – o elemento distintivo que permite aos consumidores reconhecer um determinado produto ou serviço como pertencente a uma entidade particular. A marca pode ser uma palavra / nome, imagem, logotipo, slogan, som, cor, forma, aspecto da embalagem ou até mesmo um cheiro, desde que ele é capaz de distinguir os produtos / serviços.
O que é uma marca registrada?
Essencialmente, é uma versão protegida do acima. O proprietário de uma marca registada tem vários direitos que não são obtidos em outros lugares:
O direito de usar a marca registrada dos produtos e / ou serviços por eles designados na aplicação;
O direito de autorizar terceiros a utilizar essa marca sobre esses bens e / ou serviços;
O direito de tomar medidas contra pessoas que se julgar violador desses direitos
Outros benefícios
Além dos principais benefícios ou direitos listados acima, registrar o seu logo (ou outro “sinal” diferenciado) como uma marca pode oferecer mais benefícios a você ou a sua empresa:
Agregar valor ao seu negócio, se você nunca deseja vender. A marca é um ativo de negócios vendável;
Adicionar profissionalismo para o seu negócio. Uma vez que uma marca esteja registrada o proprietário pode promovê-lo como registrado, incluindo o uso do símbolo ®, que muitas vezes transmite profissionalismo, credibilidade e longevidade para os consumidores;
Evite os outros a tomar medidas de infracção contra você pelo uso não autorizado de uma marca. Sem registro, você pode estar inadvertidamente em violação de direitos de outra pessoa, que podem custar uma quantia substancial de dinheiro.
Como registrar uma marca?
São marcas registradas principalmente em uma base de país a país. Os direitos consagrados no registro existem dentro do país ou países onde a marca foi registrada. Embora cada país tem suas leis de marcas próprias em vigor, o processo geral é o mesmo em maioria:
Onde pesquisas de conduta possíveis marcas para garantir o nome ou logotipo está disponível, ou se envolver empresas de busca profissionais para fazer isso por você;
Se a pesquisa é clara, ou você não optar por procurar primeiro, um pedido é apresentado antes do escritório competente do país escolhido;
O Gabinete ira examinar o pedido e informar se a marca foi aprovado para o registo ou se as questões estão de pé em seu caminho;
Se não houver problemas são apresentados em seguida, a marca provavelmente vai passar por um período de oposição para permitir que outras partes a oportunidade de se opor;
Se não houver objeções a marca pode tornar-se registada
Quanto tempo dura a proteção das marcas passada?
Mais uma vez, isto vai depender do país em questão. A maioria dos países estes dias de registo de marca concessão por 10 anos, inicialmente, com a opção de renovação a cada 10 anos.
Quanto custa para registrar uma marca?
Isso vai variar muito, dependendo do país em questão. Também irá provavelmente depender do tipo de produtos ou serviços que pretende a sua marca a ser protegida em relação ao. A maioria dos países seguem um sistema de classe especial, com cada classe que abrange um determinado tipo de produto ou serviço e com taxa extra por classe requerida. Os custos também vai depender se você procurar ajuda profissional com o seu registo (que é fortemente incentivado) ou se você atender a seu pedido de registro próprio. Além disso, cada empresa de serviços profissionais irá cobrar taxas diferentes.
O custo para registrar uma marca na maioria dos países será muito menor do que o custo de tentar defender contra a violação alegações feitas contra você e muito menos do que o custo de tentar impedir que alguém usando o mesmo nome / ou logotipo semelhante, se você não ter registro de marca no lugar, então previna-se e registre a sua marca.
Fonte: Giga Cursos
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